Reality Distortion Field 2.0

O “caso das 35 horas para o funcionalismo público” e o seu “nulo impacto orçamental” é uma daquelas coisas que desafia a mais elementar das leis da lógica e, já agora, da matemática. Ao fim de meio ano de geringonça e habilidades negociais costistas, habituamo-nos a quase tudo ser possível, mesmo que contrarie o senso comum. Mas confesso que até para uma alma crente esta situação é difícil de compreender.

Explicando como se fosse loiro…

Ora vejamos: 35 horas, porquê? Os funcionários públicos são, na sua generalidade, pessoas fisicamente mais débeis do que os outros portugueses? Para além de usufruirem mais dias de férias (fora as tolerâncias de ponto e outras coisas giras), necessitam de trabahar menos horas do que os que, tão robustos e saudáveis, contribuem alegremente com 37,5 a 40 horas por dia, e mais dias por ano, para a iniciativa privada?

Por outro lado, desde que o maléfico Passos Coelho os forçou tão insensivelmente a trabalhar mais horas, o que fizeram tantos milhares de pessoas com esse tempo extra de devoção ao serviço público? Se fizeram algo de útil, não se percebe como será possível manter o mesmo nível de prestação do dito serviço com menos horas. E, claro, se o que faziam era fundamental para que o Estado cumprisse as suas obrigações, o que acontecerá agora?

Alguém mal intencionado, um daqueles previlegiados e excecionalmente bem pagos trabalhadores do privado diria que, ou se contrata mais gente (que para ter impacto nulo no orçamento seria malta em regime de voluntariado…) ou aquilo que será disponilizado pelo nosso querido Estado, sê-lo-á durante menos tempo ou com menor qualidade (celeridade, precisão, etc.).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s